sexta-feira, 4 de junho de 2010

Diário culinário de uma recém-casada

Cozinhar nunca foi o meu forte. Acho que mais por preguiça (o grande mal) do que por interesse. 
Desde que saí da casa dos meus pais, fui tentando me virar como podia... É certo que, por muito tempo, meus porteiros conheciam todos os delivery guys da redondeza e praticamente nem interfonavam mais pra avisar que estavam subindo...
Aos poucos, contudo, fui desenvolvendo gosto pela coisa. Estraguei muita comida, errei muito tempero, fiz muita sujeira... E desenvolvi o saudável hábito de comprar livros de culinária... ADORO!!! Acho lindas aquelas fotos e receitas aparentemente supersimples...

Dois livros que comprei recentemente ajudaram bastante nessa minha empreitada culinária:

O primeiro, da argentina Narda Lepes, Comer y Passarla bien, eu encontrei numa viagem à Buenos Aires e, na verdade, me encantei pela edição (linda demais!!). Folhei rapidamente e, sob os protestos do meu marido, resolvi levar... Só mais tarde vi como era legal e útil. Dicas sobre como fazer compras, o que dura quanto tempo na geladeira e no freezer, correspondência entre medidas, dicas de organização e receitas básicas muito úteis.


O outro, do Jamie Oliver, também comprado no impulso (será coincidência??) enquanto aguardávamos uma mesa num restaurante do outro lado da rua, é o REVOLUÇÃO NA COZINHA. Esse eu confesso que achei sensacional, porque parte do pressuposto de que qualquer um pode aprender a cozinhar em 24 horas!! Confesso que desconfiei e logo resolvi desbravar as receitas de 20 minutos. Bom, nada mais prático do que uma receita de 20 minutos!!!  



De cara, tentei duas receitas, o macarrão com tomate pelati e manjericão e o fricassé de frango com alho poró, champingon e limão siciliano. Os dois ficaram deliciosos, nem acreditei que era eu quem tinha feito!!!
E, assim, começou a empreitada que depois se estendeu aos blogs e experimentos mais elaborados... mas isso fica pra depois...por enquanto fica a dica dos livros: RECOMENDO!!

Esse aí é o Jobi num momento "me dá atenção" e para de fotografar esses livros...

Fotos: Cecilia Gioia

6 comentários:

  1. Cecilia, bem por ai rs
    Cansei de comer fora quando casei, engordei horrores, depois que comecei a fazer em casa, emagreci (oi).
    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Nossa como é bom ler esse seu post Ceci, fico muito feliz que tenha tomado gosto por essa arte. Para mim é como um momento de meditação, sublime amor. (não na hora de lavar a louça rsrsrsrs)
    Fiz muitos estragos é assim mesmo, uma vez fiz um macarrão e coloquei tanta cebola no molho de tomate q sentia o cheiro de cebola saindo do meu corpo três dias depois... meu primeiro pão do outback ficou duro como um tijolo... bolo já solei vários.
    O livro do Jamie Oliver eu conheço é ótimo mesmo.
    Tenho dois livros que gosto muito "Nigella Express" e "Balaio de Sabores" da Carla Pernambuco, dá p fazer muita brincadeira gostosa na cozinha.
    Na minha lista de compras está o tradicional “Livro Dona Benta”.

    ResponderExcluir
  3. Hum, vou comprar esses também... E iniciar o movimento "homens na cozinha pra lavar a louça!!!"

    ResponderExcluir
  4. Cecília, quando eu casei eu engordei 8 kilos em um ano por que eu adora fazer receitas calóricas e depois parei um pouco. Também adoro cozinhar. Principalmente as receitas do Pará.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Quem diria que a mnha intelectual ia tomar gosto e arregaçar as mangas na cozinha... A bisa ia ficar orgulhosa! Vou desencabar o livro de receitas dela pra te dar algumas.

    ResponderExcluir
  6. Voce ja ouviu falar em um programa de tv que o jamie oliver acabou de fazer aqui chamado Food Revolution? MUITO legal!!! Vale a pena assistir :) Ah, e um super livro (que eu adoro) eh o How to be a domestic goddess da Nigella Lawson (nada light ;) Beijinhos!

    ResponderExcluir