quinta-feira, 1 de julho de 2010

Pra comer de lembrança...

A culinária brasileira é muito rica, variada e, quase sempre, deliciosa E, se tem algo de  que as pessoas que têm que deixar o Brasil sentem falta é, sem dúvida, da comida brasileira...

Assim, já que em breve vamos partir para uma temporada fora, decidi fazer um mini roteiro de restaurantes/bares/lugares no Rio onde (na minha modesta opinião) pode-se comer os melhores quitutes da cozinha brasileira, pra guardar, pelo menos na memória, os sabores da terrinha:

Os 10 +

1 - Academia da Cachaça - Para os que apreciam, o bar tem uma carta de cachaças super extensa. Pra mim,  vale a pena provar o escondidinho, seja de carne seca, seja de camarão (delícia) e a batida de Coco Suave (sensacional!!!)
Tem na Barra e no Leblon.

2 - Para os apreciadores de uma boa carne, duas sugestões que cabem no bolso:
Caravelas do Visconde - Famosa pela sua picanha, costuma a ter fila na porta no fim de semana. A porção é bem generosa, barata e bem gostosa. O restaurante não tem muito glamour e, quem não conhece, não dá nada por ele. Fica na Visconde de Caravelas, 136 -A, Botafogo.
Majórica - A carne é boa, mas o imperdível são os acompanhamentos, as farofas, de alho e de banana (a melhor!) e a batatinha pastel.
Fica na Senador Vergueiro, 11, Flamengo.

3 - Nomangue: Uma grata surpresa, o restaurante que antes só tinha a matriz em Guaratiba, abriu uma ótima filial em Botafogo. Tem frutos do mar dos mais variados, mas o Bobó de Camarão é imbatível. Uma delícia e dá pra dois!! 
Fica na Visconde de Caravelas, 180, Botafogo.
O restaurante de Santa Tereza vale uma visita pelos inúmeros pratos da culinária brasileira, e em especial do Norte e Nordeste. Tem sambaqui, tucupi, peixe na folha, farofa de castanha, arroz de coco e, o melhor, caipirinhas de cupuaçu e graviola, que são deliciosas!!!





5 - Rei do Bacalhau: Sei que bacalhau é, na verdade, herança portuguesa, mas o bolinho já é quase carioca... O do Rei do Bacalhau não sei se é o melhor bolinho de bacalhau do Rio, mas, sem dúvidas, é o que me desperta a memória afetiva. Até hoje me lembro dos fins de semana em que íamos à Praça Xavier de Brito, na Tijuca, andar de cavalinho e comer bolinho de bacalhau. Até onde eu sei, eles continuam ótimos!!


6 - Vegan Vegan: Não dá pra falar de comida brasileira e esquecer da Feijoada. O Rio tem inúmeras feijoadas deliciosas, mas, recentemente, comi uma que conquistou. A feijoada light do Vegan Vegan, um restaurante vegetariano aqui em Botafogo. Por mais que possa parecer esquisito, a feijoada de lá, com tofu, é uma delícia, servida com arroz, farofa e couve refogada! Bem leve e deliciosa. Recomendo!!



7 - Braz Pizzaria: Sei que pizza não é bem comida brasileira, mas a pizza do Bráz com o Chopp Black cheio daquela espuma cremosa é certamente uma das coisas que mais me fará falta...


8 - Mil Frutas: Dispensa apresentações. Sorvete delicioso, sabores incríveis e variados. Bom demais!!
Meus preferidos são manga e maracujá com chocolate branco.


Os sorvetes da Itália também não tem deixado nada a desejar...




9 - Tapioca na Feira de São Cristóvão: Eu sou fã incondicional de Tapioca... Às vezes até compro na feira pra fazer aqui em casa. Mas, a melhor tapioca que comi até hoje foi na Feira de São Cristóvão, no Pavilhão de Tradições Nordestinas.
A Tapioca é enorme e super recheada, vale muito a pena!!



10 - Boteco Belmonte: Nada se compara aos pastéis super recheados ou às empadas bem servidas de camarão, siri, ou carne seca!!! Um horror para a dieta, mas o paraíso das delícias....



Depois que acabei a minha lista, foram surgindo na memória outros lugares e quitutes, tais como as batidas do Oswaldo ou o bolinho de aipim com camarão do Bracarense... Certamente, muitos ficaram de fora... Aceito sugestões para incrementar meu roteiro!! 

4 comentários:

  1. Poxa...maldade...esse tipo de post acabou comigo! Quero voltar para casa AGORA!!! Saudades da Academia da Cachaça, do Mil Frutas e da Feira de S. Cristovão!

    ResponderExcluir
  2. Ah, e sobre tapioca, namorando um maranhense, tive que aprender a fazer a massa (fácil, fácil!) então já fica o convite: a partir de outubro, se quiser tapioca, pode passar lá em casa (a gente não tem queijo coalho, mas improvisa e dá um jeitinho...)

    ResponderExcluir
  3. Ha, ha, ha... Quem diria que aquela menininha que detestava comer ia pegar gosto pela coisa e virar um "bom garfo"! Ótimas dicas para despedida gastronômica!

    ResponderExcluir