quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Banksy x Gray Ghost

Eu sou muito fã de graffitti. Não me entendam mal, não estou falando de pichações de nomes ou gangues, que, a meu ver, estragam visualmente a cidade. Mas de murais de graffitti, ou do que muitos chamam de street art. 

Acho que deixa a cidade colorida, bonita, alegre! No Rio mesmo, tem vários graffittis muito legais, alguns fradinhos pintados, verdadeiros painéis ao céu aberto.

Pesquisando, então, pra minha viagem para Nova Orleans, descobri que o Banksy visitou a cidade um pouco depois do Katrina pra ver como tinha sido a devastação e deixou por lá várias de suas obras. Pra quem não sabe o Banksy é o pseudônimo de um artista de rua que ficou famoso pintando por todo o mundo fachadas de prédios com imagens que vão desde meros desenhos a ácidas sátiras ou críticas sociais.

Algumas de suas obras:


Os graffittis do Banksy são super-valorizados hoje em dia, ele tem um site, onde você pode fazer um download de qualquer uma das suas obras, desde que não seja para uso comercial.

Bom, em Nova Orleans, a obra de Banksy enfrentou a resistência do chamado Gray Ghost. Esse cara cismou que ia despoluir a cidade, pintando de cinza todos os graffittis que tomavam as fachadas. Alguns gostaram da ideia de "limpar"  a cidade, mas muitos também criticavam por descaracterizar a mesma. Além disso, o tom de cinza que ele usava muitas vezes também não combinava com a pintura original, restando apenas um borrão cinza indicando que ali havia um graffitti...

O triste foi que o Gray Ghost apagou quase todas as obras do Banksy em Nova Orleans e, o pior, sem o consentimento dos donos dos imóveis (pode parecer bobeira, mas um Banksy pintado no seu imóvel pode valorizá-lo em até 200 mil dólares!!!).

Finalmente, em 2009, ele foi denunciado por "trespassing" e processado criminalmente. Agora, tem que pedir a autorização do dono do imóvel antes de sair pintando por aí.

Esse foi uns dos poucos Banksys que sobraram em Nova Orleans, isso porque foi protegido por um painel de acrílico:




Esse aqui, infelizmente, foi pintado de cinza:

Quem sabe ainda vejo algum dos que sobraram por lá??

Nenhum comentário:

Postar um comentário