sábado, 26 de fevereiro de 2011

O que você vai ser quando crescer??

Trabalhando com crianças entre 2 e 4 anos, comecei a perceber o quanto elas são um tela em branco. Uma enormidade de potencial que precisa ser identificado e estimulado suficientemente.

Na ONG em que estou voluntariando, temos um menino que é, provavelmente (provavelmente, porque, por mais civilizado que seja os EUA, se você é um filho de imigrante de El Salvador, não é tão simples conseguir atendimento médico especializado...) autista. Eu e a professora ficamos observando como ele se comporta, e aquilo que desperta nele algum interesse ou não. E as outras crianças também, pois, por menores que sejam, cada uma delas já demonstra uma personalidade completamente diferente, uns são mais falantes, outros desconfiados, possessivos, mas todos tem uma quantidade quase ilimitada de energia... E, é difícil pensar que elas vão enfrentar o mesmo método pré-estabelecido de ensino que pode, de certo modo, transformá-las em profissionais medíocres no futuro ou estigmatizá-los para sempre...

O Rodrigo me mostrou esse vídeo que é ótimo, e que me fez pensar no futuro daquelas crianças, e no sistema educacional que ainda vigora hoje... E, como nós mesmos já podemos ser, de certo modo, vítimas desse sistema. É, basicamente, sobre como a escola pode acabar com a nossa criatividade.

Vale a pena assistir, com calma. O vídeo é longo, mas divertido e faz pensar, o que é sempre bom!! Recomendo!! 

E dá pra colocar legendas em português, clicando no botão subtitles!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário